quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Lançada a segunda peça da Maori 4 peças.

Tatuada  hoje a tarde a segunda parte da Maori 4 peças.
Por hora só riscada, ao termino a pintura completa.



O trabalho do escudo e a cara Maori demorou 2 horas para ser riscada.



segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Maori Tubarão Martelo Significado

Tubarão Martelo

A partir da cauda para a cabeça, ela conta a história de uma viagem, que trouxe um novo começo (simbolizada pelo Koru), que através de muitas mudanças (as ondas) levou ele e sua família (simbolizada pela tartaruga) para a estabilidade (o sol na cabeça), com um desejo de sorte para protegê-los (lagarto) e para a riqueza , a tartaruga tem uma dupla espiral e um ponto para simbolizar unidade, bem como a importância do mesmo.
O tubarão martelo é um símbolo da tenacidade e da força necessária para alcançar a meta.


Maori Tararuga Significado

Este projeto representa a família de 1º Grau - Filhos e Esposo (a).
A tartaruga simboliza a família e esta circundada de forma a abraçar e as três filhas, representada pelas flores de lótus entrelaçadas traz o significado de superar a todas as dificuldades sempre juntas.
A metade direita representa o pai onde as barbatanas da tartaruga possui dentes de tubarão que significa resistência, adaptabilidade e o Hei Matau (anzol) prosperidade e abundância.
O metade esquerda representa a mãe e tem ondas (mudança, mas também a fertilidade) e um toque, como um símbolo do vínculo que ela representa para a família.
O ponto central é onde todos os elementos se encontram indica família seja central em suas vidas.


História das Maoris

A tatuagem no estilo maori tem amantes fiéis e a cada dia que passa encontra novos adeptos. O atrativo desse estilo de desenho é que, além de seus belos grafismos, há uma ampla simbologia, que reflete aspectos de um povo de cultura singular, por trás de cada arte.

Maori é mais que um estilo de tatuagem propriamente dito. É a demonstração de força, luta, coragem e cultura deste povo nativo da Nova Zelândia.

Maori
Os maori são uma das tribos nativas da Oceania e um dos últimos povos a serem descobertos pelos colonizadores, devido ao isolamento desse continente. São conhecidos como guerreiros – morrer em batalha era uma honra para um maori! Outra questão importante na cultura desse povo é o respeito pelos mais velhos. Eles são os sábios, chefes, conselheiros e guias espirituais que garantem a sobrevivência de um bem muito precioso para a tribo: seus mitos e tradições. É dever dos mais velhos garantir que as novas gerações conheçam e respeitem as crenças maori, que garantam que estas sejam seguidas no dia a dia, e que, assim, a união do grupo seja mantida.

Arte e crença
A arte maori é muito rica e se expressa de várias formas, como, por exemplo, em tecelagem, escultura, na dança e em tatuagens, refletindo o que é importante para a tribo, principalmente seus mitos e crenças.

Os artefatos vão de mantos a armas, artigos domésticos, decorativos, representavam status social, eram instrumentos de guerra ou serviam para fins religiosos. Serviam de suporte para atos grandiosos como reuniões, rituais, guerras e para ao dia a dia, como para espantar maus espíritos, por exemplo.

A crença maori é animista, ou seja, acreditam que todas as formas de vida possuem anima ou, como diríamos hoje, consciência ou alma. Com base nessa crença, o sistema religioso maori é holístico e a natureza é companheira do homem.

Os diversos ritos e cultos servem como mantenedores da ordem social e fornecem sentido e estrutura para a vida e a sobrevivência da tribo.


Tiki – Personifica o “homem” criado pela primeira vez. Suas representações geralmente são em forma humana, com uma cabeça naturalista. Cada escultura tinha uma identidade que representava um ancestral em particular ou um espírito. Uma importante relação de Tiki com o homem se fazia por meio das “revelações ou personalidades de Tiki”, que se manifestavam com atos de “bravura”, “sabedoria” ou “força”.

Manaia – O manaia é o segundo símbolo predominante após o tiki e, de acordo com a lenda, é um pássaro mensageiro entre o mundo terrestre e o espiritual. Titular de grande energia, guarda contra o mal e protege a terra, o mar e os céus.

Geckos – Dotados de poderes sobrenaturais, conseguem enxergar o futuro e protegem as pessoas contra os perigos que podem se apresentar.

Língua humana – A língua é comum em representações tiki e também presente em danças cerimoniais, onde constitui um ato de desafio e é símbolo de coragem e força. Relaciona-se à natureza guerreira dos maori.

Koru – O espiral, símbolo do renascimento, representa o movimento cíclico da vida.

Tatuagem
Toda a ligação entre crença e arte se reflete na tatuagem maori. Esse povo é considerado o precursor dessa forma de arte, que nessa tribo era feita especialmente pelos tohunga, com ossos e objetos cortantes para a aplicação da tinta.

Na cultura maori, tohunga é um especialista de qualquer habilidade ou arte, seja religiosa ou não. Isso inclui especialistas sacerdotes, curandeiros, navegadores, escultores, construtores, professores e conselheiros. As tatuagens eram como remédios prescritos pelos doutores tohunga para a cura dos males – neste caso, a cura do espírito e da alma. Os desenhos tinham o poder de curar e de prevenir, de proteger, afastar, atrair, reverenciar, saudar e de lembrar; eram o amuleto de sorte das muitas batalhas de um povo genuinamente guerreiro. Na tatuagem é que podemos conotar a forma mais expressiva de magia utilizada pelos maoris.

Esse tipo de “tatuagem” também era usada como forma de “aperfeiçoar o corpo” e deixá-lo mais bonito. Tatuar diferentes regiões do corpo com símbolos deste povo, por exemplo, poderia transmitir a intenção de melhorá-lo e torná-lo mais sensual; tatuagens na cabeça, parte mais sagrada do corpo, podem representar a vontade de afirmar quem a pessoa realmente é – é quase uma declaração sobre sua vida. E essa pode ser considerada a principal ideia por trás das tatuagens maori – a representação da vida do tatuado. Os desenhos contam a história da vida pessoal, revelam o status, os desejos e eventos que se deram com o membro da tribo. Por exemplo, grandes chefes maoris têm o rosto inteiramente tatuado, e, quanto mais tatuagens, maior o prestígio daquele membro na tribo, devido a todos os seus feitos e toda a sua importância naquele lguar.